PEDIDO DE ORÇAMENTO

Mas será que quer mesmo um orçamento?!

Todos os dias recebemos contatos de clientes com pedidos de orçamentos.


Na MyHouse temos definidas três formas distintas de proposta:

1.Previsão de Custos
2.Estimativa de Custos
3.Orçamento

Explicamos de seguida as diferenças.

Numa fase inicial, sem ter projeto ou mesmo terreno, é importante ter noção de quanto lhe vai custar o investimento numa casa. No entanto, pedir um orçamento, nesta fase, é simplesmente impossível! Nada está definido! No limite, consegue uma Previsão de Custos, tendo por base o valor de m2 de construção utilizando materiais “correntes”. Este valor poderá depender da empresa consultada e dos materiais e/ou acabamentos que esta considere na proposta. É um ponto de partida, no entanto, nada lhe garante que o seu projeto ficará nos valores da previsão apresentada, pois não existe uma arquitetura, assim como não estão aferidos inúmeros fatores impactantes no valor final da obra, como por exemplo, movimentação de terras, projeto de estabilidade, sistema construtivo, solução para a cobertura, qualidade dos acabamentos, especialidades a considerar, etc…

O passo seguinte é escolher uma empresa que preste serviços de projeto. Com o projeto de arquitetura definido será possível obter uma Estimativa de Custos. Neste tipo de proposta são feitas as medições do projeto, estimadas as especialidades e considerado um intervalo de valores para equipamentos, revestimentos e acabamentos. O documento resultante permitirá consultar empresas concorrentes, possibilitando assim a comparação entre propostas. Na MyHouse este serviço responsável de medições é cobrado, mas passível de dedução caso sejam adjudicados os serviços de construção.

Contudo, colocamos a seguinte questão: Não fará sentido ter o controle financeiro da obra e aferir qual a melhor casa que poderá ter com o orçamento que tem disponível?

Para nós faz todo o sentido, mas para isso será necessário um Projeto de Execução. Este nível de detalhe, permite elaborar um Mapa de Quantidade e Trabalhos, e elencar com rigor todos os componentes da moradia e as suas características e especificidades, e ainda toda a carga de trabalhos necessária para a construção da sua moradia. Só assim, tendo por base estes elementos, será possível obter um verdadeiro Orçamento! 

Este documento, sendo a maior salvaguarda do cliente, possibilita:

(i) ao elencar todos os materiais com detalhe, saber exatamente o que está a pagar;

(ii) comparar com rigor absoluto todos os orçamentos de outras empresas, item a item;

(iii) fazer a gestão orçamental da obra, definindo as preferências e possíveis escolhas no propósito de fazer convergir o valor da proposta para o valor disponível;

(iv) garantir o cumprimento dos trabalhos e a aplicação dos materiais definidos em projeto por parte do empreiteiro;

(v) ter o valor efetivo do custo da construção e acautelar as derrapagens;

Com a leitura deste artigo, esperamos que consiga identificar em que fase se encontra e que informação consegue solicitar tanto à MyHouse como a outras empresas.

Mapa de Quantidades e Trabalhos

Leu neste mesmo artigo sobre a Mapa de Quantidades e Trabalhos – um documento com todos os componentes da moradia e as suas características e especificidades, e ainda toda a carga de trabalhos necessária para a construção da mesma.

Exemplo de um Mapa de Quantidades e Trabalhos.


Preparado para pedir orçamento?

Preencha o nosso formulário de contacto e vamos construir a moradia dos seus sonhos!

  • 4255
  • 0